Segundo Steve Jobs, este é o maior sinal de inteligência de uma pessoa

Em um discurso em 1982, o cofundador da Apple falou sobre o pensamento das pessoas inteligentes

Por Redação

 


Steve Jobs sabia como tomar decisões rápidas. Quando voltou à Apple, em 1997, soube escolher em minutos os produtos que deveriam ser cortados. Ele também conseguia identificar pessoas inteligentes, já que passou muito tempo pensando sobre a característica.

Em um discurso em 1982, ele explicou qual é, na sua opinião, o maior indício de que uma pessoa é inteligente. Jobs diz que começa com a capacidade de enxergar as situações à distância, em perspectiva. "Enquanto outras pessoas estão tentando descobrir como ir do ponto A ao ponto B, lendo esses pequenos mapas, você pode vê-lo na sua frente", disse. "Você pode fazer conexões que parecem óbvias para você, porque você pode ver a coisa toda."

Pessoas inteligentes se destacam em fazer conexões, acreditava Jobs, que morreu em 2011.

A memória de experiências anteriores também ajuda os especialistas a tomar decisões que parecem ser instintivas. "É assim que médicos experientes podem, às vezes, em segundos, fazer um diagnóstico surpreendentemente preciso. É assim que investidores experientes aproveitam rapidamente o que para outros pode parecer uma mudança insignificante no mercado", diz Jeff Haden, colunista do Inc e autor do livro "The Motivation Myth" ("O Mito da Motivação", em tradução livre).

Haden acrescenta que foi desta maneira que Jobs escolheu quais produtos deveriam ser mantidos e quais podiam ser eliminados da Apple. "Ele não nasceu com a capacidade de imaginar e criar grandes produtos. Ele desenvolveu a maestria por meio de exploração, prática e análise implacáveis", afirma o autor. Com isso, o empresário foi capaz de tomar decisões inteligentes e rápidas. Isso significa não apenas possuir conhecimento, mas fazer algo com o aprendizado.

"Uma das coisas engraçadas sobre ser brilhante é que todo mundo coloca você nesse caminho", disse Jobs em seu discurso. Ele acrescentou que o fator principal que é estas pessoas tiveram uma variedade de experiências que poderiam ser relembradas para resolver um problema de uma maneira única.

"O que você tem que fazer é obter experiências diferentes. Para fazer conexões inovadoras, para conectar duas experiências, você não precisa ter a mesma caixa de experiências de todos... ou você fará as mesmas conexões", disse o cofundador da Apple.

Haden tem uma sugestão para isso: "Tente coisas novas. Aprenda sobre coisas novas. Faça coisas que não são confortáveis; esse é um sinal claro de que a experiência — e o que você pode extrair mais tarde da experiência e ser capaz de conectá-la — é exclusivo para você."

Leia mais